Pode haver realmente nada a esconder, ou que esteja sendo escondido, no acordo de nacional de terceiro país (TCN) da Jamaica com os Estados Unidos. Nesse caso, não há, ou deveria haver, fundamento para mantê-lo em segredo.

Também não basta apenas dizer, ou sugerir, como fez a Ministra das Relações Exteriores Kamina Johnson Smith na semana passada, que os americanos querem que o memorando de entendimento (MOU) permaneça oculto e que os jamaicanos devem aceitar sua palavra sobre a eficácia e o relativo inofensividade do arranjo.

Portanto, ela apela aos jamaicanos para que aceitem sua palavra, assim como a do Governo, não apenas de que agiram de boa fé, mas também em relação à eficácia e ao geral inofensividade do acordo TCN.

"Dou-lhes toda garantia de que compartilhamos todas as questões relevantes e materiais e disposições relativas ao" MOU", disse ela.

"Portanto, nada está sendo escondido per se, mas, como vocês notarão, mesmo sob a ATI (legislação de acesso à informação da Jamaica), acordos bilaterais, acordos de segurança e arranjos que são sensíveis às relações entre países … são tratados de forma diferente de outros acordos", acrescentou a ministra.

Dito isso, as questões que agora surgem são em qual das categorias delineadas pela ministra o MOU se enquadra: segurança ou "sensível às relações", e por quê?

De fato, seria absurdo argumentar que, porque este é um acordo bilateral, o MOU se enquadra na categoria de assuntos sobre os quais a Lei ATI impõe restrições. Além disso, tendo feito o caso de que não há nada particularmente secreto no acordo e que todas as suas disposições relevantes foram anteriormente verbalmente divulgadas, deveria ter sido fácil insistir aos Estados Unidos que era do interesse de todos publicar o texto do acordo, mesmo com redações limitadas.

ENFRAQUECE A CONFIANÇA PÚBLICA

A falha em fazê-lo, especialmente em um contexto onde significa um recuo de compromissos anteriores e dada a controvérsia que cercou o MOU, enfraquece ainda mais a confiança pública nas instituições do Estado, uma commodity já escassa que as autoridades jamaicanas devem cuidar com cuidado.

O contexto é sempre importante, especialmente no que diz respeito a este assunto. É um fato globalmente controverso que os Estados Unidos sob Donald Trump tenham celebrado acordos com pelo menos 35 países, principalmente no Sul Global, para parcialmente terceirizar elementos de seu programa de deportação acelerada de supostos imigrantes ilegais e, em alguns casos, solicitantes de asilo. Poucas pessoas duvidam que incentivos financeiros e a força americana tenham sido críticos nos países que aceitaram esses pactos.

Nos termos dos acordos, os americanos deportarão pessoas para países outros que o seu (terceiros países), supostamente como pontos de trânsito para seus estados de origem. Um esquema amplamente semelhante da Grã-Bretanha para realocar solicitantes de asilo não autorizados para a Ruanda para processamento e reassentamento foi, em 2023, considerado ilegal pelo Supremo Tribunal do Reino Unido.

Quando surgiu em junho que a Jamaica estava negociando um acordo TCN com os EUA, o Primeiro-Ministro Dr. Andrew Holness afirmou que, tendo sido abordado, a Jamaica estava negociando com os Estados Unidos por sua própria vontade e sem coerção.

O acordo respeitaria os direitos das pessoas de acordo com o direito humanitário internacional e preveria que a entidade relacionada às Nações Unidas, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), gerenciasse a habitação local e a repatriação final dos "deportados" para seus países de origem. Também foi anunciado que não mais de 25 TCNs viriam à Jamaica de uma vez, e que o acordo seria suspenso ou interrompido se 10 ou mais dos "deportados" solicitassem asilo na Jamaica. Kingston seguiria disposições domésticas e suas obrigações sob o direito internacional no caso de tais solicitações.

COMB THE FINE PRINT

Mas, como diz o ditado, o diabo está sempre nos detalhes, razão pela qual muitas pessoas desejam examinar os termos do acordo de memorando (MOU). É por isso que os jamaicanos acolheram compromissos dos ministros de segurança nacional e de informação, Horace Chang e Dana Morris Dixon, respectivamente, de que seria publicado uma vez finalizadas as negociações.

"Sim, o MOU será tornado público", disse o Dr. Morris Dixon ao Serviço de Informação da Jamaica (JIS) do governo em uma entrevista em junho. "Eu espero que, em questão de dias, se ainda não foi tornado público."

O Governo deu um U-turn nessa promessa, que, julgando-se pelos comentários do Ministro Johnson Smith, ele não estava inclinado a fazer, mas sentiu que tinha que ceder à demanda dos EUA.

Enquanto apreciamos que a Jamaica tem que navegar cuidadosamente e às vezes fazer concessões a um poderoso vizinho, este jornal dificilmente pode conceber qualquer coisa neste acordo sendo tão sensível ou tendo tais implicações de segurança sérias que Washington ou Kingston desejassem mantê-lo em segredo.

Portanto, a Jamaica deve re-engajar os Estados Unidos sobre o assunto. Enquanto isso, Kingston deve publicar seu acordo com a OIM para que as partes interessadas domésticas possam ficar satisfeitas de que não estará sujeito às mesmas controvérsias e críticas dos grupos de direitos humanos que a OIM enfrentou em relação aos seus acordos TCN em alguns países africanos.

A Jamaica também deve tomar inspiração de Antígua e Barbuda, que está prestes a retomar negociações com os EUA sobre um acordo TCN após uma pausa de vários meses. Há várias semanas, em um golpe pela transparência, o governo de St John's publicou um documento branco sobre os pontos de atrito do acordo enquanto indicava respeitosamente suas linhas vermelhas de negociação.